26
set
2019

ROSÁCEA E ACNE, SAIBA DIFERENCIAR PARA TRATAR

Olá gatinhas e gatonas,

Muitas pessoas ainda confundem a ROSÁCEA e a ACNE devido as suas semelhanças. Entretanto, elas possuem causas, sintomas, tratamentos distintos. Por isso, é muito importante conhece-las, para assim identifica-las e dar o seu devido tratamento.

Para começar devo destacar que, a ROSÁCEA é uma doença dermatológica crônica sem cura. Ela se espalha pelo rosto, deixando perceptível o aparecimento de vasos sanguíneos e manchas avermelhadas que não somem. A pele se torna sensível, provocando a sensação de formigamento e ardência. Com o tempo e agravo da doença, a pele pode ser tornar mais espessa e fibrosa.

Já a ACNE, que também conhecida por espinhas e cravos, se dá quando os folículos pilosos estão obstruídos por células mortas e sebo, que geram colônias de bactérias que provocam dor apenas quando inflamadas.

Enquanto a acne é um quadro mais comum entre os adolescentes, ela se manifesta em áreas como rosto, pescoço, costas, peito e ombros. No entanto, a rosácea aparece com mais frequência em mulheres com idade superior a 35 anos, afetando apenas o rosto. A exposição solar, má alimentação, predisposição genética e até mesmo o estresse, são fatores de alto risco.

Apesar não ter cura, a rosácea pode ser tratada afim de evitar o seu agravamento com uso de laser, creme tópicos, antibióticos e muito protetor solar. Assim que for notado uma vermelhidão incomum na pele, a pessoa deve procurar um dermatologista para ter o diagnóstico e ter o melhor tratamento. O tratamento para acne pode envolver a mudança de algum hábito alimentar, o uso de sabonetes específicos para os cuidados com a pele e remédios que podem ser combinados entre si, isso vai depender de qual será o diagnóstico passado pelo dermatologista.

Seja acne ou rosácea, nunca tome a atitude de passar algum produto no rosto sem antes consultar um profissional, pois ele foi capacitado e saberá exatamente o que será melhor para a saúde de sua pele.

Espero ter ajudado e esclarecido sobre o assunto.

Um beijo e até mais!