Estamos saindo do inverno e o calor já está chegando. Se você possui casa na praia, ou até mesmo um apartamento de frente para o mar, já está na hora de pensar nela com mais carinho, a fim de fazer com que qualquer espaço consiga proporcionar conforto, sem possíveis dores de cabeça com a falta de planejamento e manutenção.
Portanto, aqui no blog, vamos dar algumas dicas para quem quer transformar a decoração de casa de praia e torná-la a principal aliada das férias. Bora lá?
Temática da decoração de casa de praia
Há, claro, quem não goste de sair do clichê, e os tradicionais peixinhos e tubarões aparecem para dar o ar da graça na decoração de casa de praia. Não é errado, afinal, estes elementos são característicos da região e combinam muito com qualquer cômodo, sendo um curinga da harmonização.
Contudo, vale lembrar: você tem passe livre para ousar e criar um décor no qual você se sinta bem. A casa de praia permite tanto a criação de ambientes mais despojados com o uso de cores quentes, quanto ambientes mais intimistas, com o uso de cores mais cleans.
O gosto pessoal é o que mais influenciará na composição final.
Uso de materiais alternativos para o décor
Intrinsecamente ligado à escolha do estilo, está o uso de materiais que se integrarão no espaço. Concreto, madeira de demolição, fibras naturais, bambu e mesmo o uso de cerâmica, alumínio e inox são itens resistentes à maresia e que garantem boas combinações.
Importante: O uso de ferro e outros materiais que oxidam com facilidade devem ser evitados, pois todo o décor da casa de praia pode ficar comprometido.
Iluminação e ventilação são essenciais!
Para a decoração de casa de praia, é muito importante valorizar a iluminação e a ventilação. O primeiro, visa aproveitar ao máximo a luz natural, a fim de economizar energia pelo maior tempo possível. Já a ventilação é fundamental para evitar que os cômodos fiquem demasiadamente abafados e que os mobiliários fiquem com mau cheiro.
Um bom segredinho neste caso é criar um jardim em uma varanda ou perto da casa de praia para que a pequena vegetação tenha o poder de refrescar os espaços internos por meio do vento.
Para ajudar na iluminação, procure usar pisos claros, pois a luz reflete e deixa o ambiente mais iluminado.
Mobiliários funcionais e simples
Dê preferência aos mobiliários de madeira envernizados para melhor conservação. O melhor, é que eles sejam abertos ou que contenham pequenas venezianas para que a ventilação possa circular de forma completa.
Para as cadeiras e poltronas, opte por materiais fáceis de limpar e que não absorvam a umidade para não ficarem com mau cheiro também.
Truques e mais truques praianos
– Mantas e almofadas são o segredo para deixar qualquer ambiente aconchegante e confortável. Então, use e abuse destes elementos para a decoração de casa de praia também. O ideal é que elas, de alguma forma, combinem com o estilo previamente definido por você.
– Quadros são bem vindos como na foto acima, procure alguns que combinam com seu ambiente, e faça uma harmonização com diversos modelos e formatos.
– Se você vai optar por uma pequena reforma, prefira revestimentos que sejam fáceis de limpar, como o porcelanato, ou que sejam impermeáveis, como os decks de madeira.
– Como se trata de um ambiente descontraído, vale apostar na integração de espaços. Principalmente se a casa de praia é pequena e não tem tanto espaço para colocar em prática todas as ideias.
Texto por Matheus Bertoluci