Foto: Helaine Costa |
Olá gatinhas e gatonas,
No ano passado falei sobre Óculos de Sol: Escolha o Que Mais Combine Com Seu Rosto, e agora que é verão resolvi voltar nesse assunto, porque esse acessório além de reforçar o visual pode fazer também a maior diferença à saúde dos olhos.
A exposição aos raios ultravioleta provoca reação fotoquímica capaz de prejudicar os olhos, gerando o envelhecimento precoce e agredindo a retina, podendo causar doenças. A doença mais grave é a catarata, que pode levar a perca da visão.
Devido a isso é sempre ter um óculos de sol em mãos, principalmente nesse verão quando o tempo de exposição ao sol é maior. Quando o raio de sol bate nas lentes dos óculos acontece o fenômeno chamado difração, ou seja, os raios se dividem em várias partes e mais nociva delas desvia não atingindo as retinas. Porém isso acontece apenas o óculos for de boa qualidade.
O ambiente escuro faz com que a pupila se dilate e se a lente não tiver os filtros necessários, o número de raios UV que entrará em contato com os olhos será muito maior do que se estivesse sem óculos e causará sérios danos as retinas. Por isso não se deve sair comprando óculos de qualquer procedência, principalmente do japonês que passa na areia da praia gritando: “óculos tlinta leais, só hoje flegueis”.
Se cuide e aproveite esse verão. Beijo!